quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cartograffiti

Cartograffiti
Coordenado por Mauro Sergio Neri da Silva
Artistas participantes: Alessandra Cestac, André Monteiro Pato, Floriana Breyer, Iara Freiberg, Marcus Enivo, Paulo Ito, Rafael Sliks, Rodrigo Branco, Walter Nomura

A primeira intervenção foi inaugurada dia 25 de setembro, na Praça Eugene Boudin, entre a Ponte Eusébio Matoso, Av. Rebouças e a “Passarela Sustentável”
 

Ao todo 21 intervenções serão realizadas gradualmente no circuito definido pelo artista e divulgado em www.cartograffiti.com.br, e permanecerão na cidade até o final de 2012

O projeto nasceu como desdobramento do Projeto Imargem, intervenções realizadas por um grupo de artistas e educadores, envolvendo a comunidade na conservação ambiental por meio de oficinas, murais e esculturas construídas com materiais descartados nas margens da represa Billings.
A metodologia de intervenção do Cartograffiti é mapear 21 pontos livres, degradados, ou ainda, sem perspectiva imediata de restauro ou revitalização na cidade de São Paulo, levando em consideração a paisagem, as áreas de proteção ambiental, seus canais e reservatórios hídricos, o fluxo nos principais corredores viários e a mobilidade urbana. Nesses pontos, o grupo propõe a criação de uma área de convivência, com bancos, lixeiras e murais com trabalhos dos artistas participantes.
Os murais são realizados de maneira coletiva e colaborativa, a partir de uma coleta de informações na região, construindo uma identidade do local onde é realizado. Toda intervenção recebe um mapa onde estão marcadas as demais áreas onde o projeto se realiza. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que pretende mapear e definir a identidade de cada local, o projeto propõe um circuito onde se estabelece um fluxo pela cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©1997-2011 Liga dos Raros | by Liga dos Raros